Cantabilidade
INTERPRETAÇÃO DE EXCERTOS FILOSÓFICOS
OSASCO
2010
ANNY KAROLINY nº 5
DAIANE KASPROVICZ SILVA nº 7
JENNYFER R. S. BELARMINO nº 21
ANGÉLICA nº 44
ENSINO MÉDIO - 3º ANO A
INTERPRETAÇÃO DE EXCERTOS FILOSÓFICOS
OSASCO
2010
Questionário para interpretação de excertos filosóficos:
Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto
01- Transcreva os respectivos excertos (fragmentos de textos) filosóficos de Tales de acordo com cada enunciado abaixo.
A- As argumentações de Tales que se baseiam na observação do raciocínio; De fato, eles afirmam que aquilo de que todos seres são constituídos , do qual se originam e no qual se extinguem é elemento e princípio dos seres, pelo fato de constituir uma realidade que permanece idêntica mesmo na transmutação das suas afeições.
B- As primeiras filosofias eram “naturalistas”, ou seja, buscava uma explicação exclusivamente natural para os fenômenos naturais; Efetivamente, deve haver alguma realidade natural (só uma ou mais do que uma) da qual se derivam todas as outras coisas, enquanto aquela continua a existir, imutável.
C- O arché e o princípio, aquilo que permanece na transformação;
Tales diz que esse princípio é a água (por isso, afirma que a Terra flutua sobre a água), extraindo sem dúvida essa convicção da constatação de que o alimento de todos as coisas é úmido, e de que até mesmo o quente é gerado do úmido e vive no úmido, Ora, aquilo do qual todas as coisas são geradas é, justamente o princípio de tudo, e a água é o princípio da natureza das coisas úmidas.
02- Transcreva o respectivo excerto filosófico de Anaximandro no qual ele versa sobre a origem do mundo. Cada parte do universo é resultado de uma oposição entre forças antagônicas (a terra, a água, o ar e o fogo), ou seja, todos os elementos naturais são efeitos (em uma situação de momentâneo equilíbrio) de pares opostos.
03- Transcreva o