Cannabis Sativa
Os seus efeitos no cérebro humano
Grazieli Brandão
Robison de Oliveita
Prof. Ronaldo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Psicologia (PSI 1.3) – Processos Cognitivos 2
25/05/12
RESUMO
???
Palavras-chave:
1 INTRODUÇÃO
2 A MACONHA
Maconha é uma droga produzida a partir da mistura de folhas secas ou verdes de Cannabis Sativa. É consumida principalmente em forma de cigarro, podendo também ser utilizada em cachimbos específicos, mesclada com outras drogas, ou até mesmo em misturas com alimentos e como chá a partir das folhas. O seu princípio ativo é o delta-9-tetrahydrocanabinnol (THC) que se apresenta em doses variadas na planta, conforme a qualidade da espécie. O THC pode causar efeitos diversos, dependendo da quantidade e forma como a droga é consumida.
ABP. Revisão Científica: Maconha e Saúde Mental. 2005. Disponível em: <http://www.abpbrasil.org.br/departamentos/coordenadores/coordenador/noticias/?dep=4¬=69>. Acesso em 18 Maio.
3 ????
O uso crônico da maconha não causa dependência fisiológica (também chamada física), embora possa causar dependência psicológica. Segundo Mente&cérebro, esta dependência é causada pela ação direta dos canabinóides nos receptores de CB1, localizados em circuitos do cérebro envolvidos com a recompensa e o prazer, dentre os quais os mais importantes são a área tegumentar ventral e núcleo accumbens. Quando o cérebro recebe estímulo prazeroso, ocorre a liberação de dopamina. Esse mecanismo, normalmente associado a antecipação e a percepção de sensações prazerosas relacionadas ao sexo ou a comida, pode ser estimulado pela maconha. Acredita-se então que o excesso de dopamina liberado pelo organismo durante o uso da maconha, seja responsável pela dependência psicológica.
A síndrome de abstinência após uso crônico de maconha, caracterizado pela ausência de dopamina que o corpo habituou-se a receber, é moderado e dura poucos dias. Tendo como características principais o mau humor,