Candomblé
CANDOMBLÉ
2013
Análise sociocultural das religiões
CANDOMBLÉ
Trabalho desenvolvido durante a disciplina Bases Socio-antropológicas a Psicologia referente ao 1ºperíodo de Psicologia.
Professor:
2013
Candomblé
O candomblé é uma religião de origem africana que cultua a natureza, através das ervas, banhos, chás, beberagens, ofertando animais, dentre outros. Quando um animal é sacrificado em ritual, esse rito significa um agradecimento para com a terra ou a natureza pelo alimento que foi dado, é comungado e partilhado com a natureza e com os adeptos da religião. Após tal rito o animal serve de alimento, para os que ali estão presentes. Dentre os rituais também fazem parte rezas e cantos. Para os adeptos da religião esses rituais são rituais de cuidado para com a natureza e de nós seres humanos que também fazemos parte da mesma. Para fazer parte do candomblé, é necessário passar por um rito de passagem, um rito de iniciação, com banhos de ervas cheirosas, jogos de búzios, faz-se perguntas aos Orixás sobre o que tal pessoa está necessitando, toma-se as oferendas. Quanto mais o iniciado frequenta, mais se aproxima do conhecimento da religião, após sete anos essa pessoa passa por um outro ritual e passa a ser um sacerdote e ter o direito de abrir casa de candomblé.
A vestimenta é carregada de simbologias, o adepto do candomblé que ainda não foi iniciada, deve se vestir de forma mais simples, apenas uma roupa branca, um gorro branco, algo muito simples com colares também bastante simples. Após iniciado, o adepto passa a vestir-se mais incrementado com colares digamos maiores, mais chamativos, passa a usar um turbante mais elaborado pois é uma forma de identificar quem já foi iniciado. Após torar-se sacerdote a vestimenta passa a ser maior, mais longa, composta e usar também o pano