Candomblé
Candomblé é um culto ou religião de origem africana que foi trazida para o Brasil pelos escravos.
Alguns historiadores indicam que o candomblé foi trazido por escravos oriundos de países atualmente conhecidos como Nigéria e República do Benim.
Os seguidores do candomblé prestam culto e adoram os orixás, que são deuses ou divindades africanas que representam as forças da Natureza.
A designação candomblé é mais popular na Bahia, em outros locais do Brasil é conhecido como macumba (no Rio de Janeiro) e Xangô (no Recife). Apesar disso, a definição "macumba" normalmente não é adotada pelos seguidores do camdomblé, porque muitas vezes tem uma conotação pejorativa.
Rituais do Candomblé
Os rituais do candomblé são liderados pela mãe-de-santo ou pai-de-santo, sendo que existe uma hierarquia definida.
Muitas vezes os rituais são caracterizados por danças em adoração ao orixá, que encarnam no filho ou filha de santo.
As manifestações ocorrem nas casas ou terreiros, onde existem altares. Cada orixá tem um dia específico e mesmo alimentos próprios, que alguns seguidores evitam comer alguns alimentos que são considerados proibidos ou não aconselhados.
Nos dias de hoje, os rituais do candomblé fazem parte da cultura brasileira, sendo um elemento importante do folclore e estando em presente em várias tradições.
Candomblé e Umbanda
O Candomblé e Umbanda são duas denominações diferentes e fazem parte de correntes religiosas de origem africana. Por algumas pessoas são vistos como a mesma coisa, mas existem diferenças entre os dois.
Alguns autores afirmam que o Candomblé é mais procurado por pessoas porque oferece serviços e soluções a problemas de pessoas mediante pagamento, não presumindo o envolvimento da pessoa na religião.
Uma das principais diferenças é a definição de orixá. Enquanto no candomblé os Orixás são deuses ou divindades que foram grandes figuras históricas e atingiram uma elevação espiritual. No caso da Umbanda, os