Candoble
Não há registro de uma pessoa que tenha fundado a religião, somente que foram os integrantes da tribo Iorubas que a trouxeram para o Brasil. No Brasil os principais lideres são todos e quaisquer Pai-de-Santo ( babalorixá ) ou Mãe-de-Santo( yalorixá) em qualquer terreito.
Data ou periodo historico da fundação
Foi trazuido para o Brasil pelos negros Iorubas. Vindo como escravos no Século XVII.
Local onde surgiu
Ifé, oeste da Nigéria na África. No Brasil não há registro de onde foi seu surgimento. Devido a grande quantidade de negros escravizados por todo seu território.
Nome, Identificaçao de deus ou deseus venerados
Um Deus criador de todas as coisas e deuses menores regentes da Natureza, da personalidade e da vida dos homens os deuses do Candomblé são os Orixás, dos quais somente 16 são cultuados no país. Essú, Ógun, Osossì, Osanyin, Obalúaye, Òsúmàré, Nàná Buruku, Sàngó, Oya, Oba, Ewa, Osun, Yemanjá, Logun Ede, Oságuian e Osàlufran.
De acordo com o Dicionário de Cultos Afro-Brasileiros de Olga Cacciatore, os orixás são divindades intermediárias entre Olorum (o deus supremo) e os homens. Na África eram cerca de 600 - para o Brasil vieram talvez uns 50, que estão reduzidos a 16 no Candomblé, dos quais só 8 passaram para à Umbanda. Muitos deles são antigos reis, rainhas ou heróis divinizados, os quais representam as vibrações das forças elementares da Natureza - raios, trovões, tempestades, água; atividades econômicas, como caça e agricultura; e ainda os grandes ceifadores de vidas, as doenças epidêmicas, como a varíola, etc.
Conceito de vida apos a morte
Após a morte os órixas levam alma para algun lugar de felicidade.
Conceito de salvaçao ou condenação
Algumas frentes do Candoblé dizem que não importa como o ser humano se comportar na terra ele irá se juntar aos orixás, outras acreditem que se aqueles que forem bons, acomodarem os desejos dos seus orixás irá para essa terra os demais voltaram a terra