candoble
Aqueles que perseveram serão os vitoriosos, aqueles que não desistem no meio do caminho, terão mais chances de triunfar.
Não se liguem muito na história do ìyàwò e sim na luta de Òrúnmìlá por um objetivo, o exemplo é visto através de uma leitura simples e deliciosa.
Ifá é interpretativo, não leve ao pé da letra, como se você estive lendo apenas por que o ìyàwò carrega este termo após a iniciação, pois na verdade ele é um Elégun ou iniciado nos mistérios do òrìsà.
Uma boa leitura a todos.
O texto (de propriedade da humanidade) foi extraído, traduzido e arrumado por Odé Gbàfáomi do livro Ifá Dida do Oluwo Pópóolá.
suor
Aqui, Ogbè’Ìyónú diz:
Inú bíbí ò dá nnkàn
Sùúrù ni baba ìwà
Àgbà tó ní sùúrù
Ohun gbogbo ló ní
Díá fún Òrúnmìlà
Baba n lo rèé fé Ìyà
Tíí se Omo Oníwòó
Wón ní kó sákáalè, ebo ní síse.
Ó gbébợ, Ó rúbo.
A raiva não é frutífera
Paciência é o pai do bom caráter
O ser superior possui tudo
Estas foram às declarações do oráculo à Òrúnmìlá
Quando ele ia buscar a mão de Ìyà (sofrimento).
A filha de Oníwòó (rei de Ìwò)
Ele foi aconselhado a oferecer sacrifício
Ele cumpriu.
Ìyà era a filha de Oníwòó o rei de Ìwò. Ela era muito bonita e trabalhadora. Ela era muito querida por Oníwòó. No entanto, Oníwòó resolveu ativar sua opção de um companheiro para ela. Oníwòó queria se assegurar que qualquer um que quisesse casar com sua filha deveria ser paciente e não deveria perder o controle facilmente. Ele colocou a provo todos os pretendentes de sua filha e todos falharam. Òrúnmìlá então foi a alguns de seus estudantes para consultar Ifá e determinar se ele se casaria ou não com a filha de Oníwòó e também quis saber se a relação seria frutífera e feliz para os dois. Os estudantes o asseguraram que seria muito bom se ele entrasse neste projeto. No entanto ele foi aconselhado a