candido portinari
Aos 15 anos, Portinari vai para o Rio de Janeiro para estudar na Escola Nacional de Belas Artes. Durante seus estudos na mesma, aos 20 anos já participa de diversas exposições, ganhando elogios em artigos de vários jornais. Mesmo com toda essa badalação, Portinari começa o interesse pelo movimento artístico considerado marginal conhecido como: o modernismo. em Paris foram dois anos decisivos para Portinari e suas obras. Lá ele teve contato com outros artistas, até de conhecer Maria Martinelli, uma uruguaia de 19 anos com quem o artista passaria o resto de sua vida, Quando chega, em 1931, já está casado com Maria Martinelli, mãe de seu único filho, João Cândido.
A distância de Portinari de suas raízes acabou aproximando o artista do Brasil.
Em 1931 Portinari volta ao Brasil. Muda completamente o estilo das suas obras, valorizando mais cores, Portinari então expõe três telas no Pavilhão Brasil da Feira Mundial em Nova Iorque de 1939.
O interesse geral pelo trabalho do artista brasileiro faz com que o direitor geral do museu, Alfred Barr preparar uma exposição individual para Portinari em plena Nova Iorque. Nessa época, Portinari faz dois murais para a Biblioteca do Congresso em Washington. Ao visitar o MoMA, Portinari se impressiona com uma obra que mudaria seu estilo novamente: "Guernica" de Pablo Picasso. por diversos problemas de saúde. Em 1954 Portinari apresentou uma