Doenças causadas por microorganismos
Nome: Camila Abud
Turma: Edi 5V
Pelotas, 29 de junho de 2012
Doenças causa das por microorganismos A palavra doença vem do termo em latim dolentia que significa “sentir ou causar dor, afligir-se, amargurar-se”. Várias são as definições para esse termo, mas especialistas consideram as doenças como manifestações patológicas que se apresentam em nosso organismo. Elas estão sempre associadas a sintomas específicos, levando o indivíduo que as apresenta a se privar de prazeres físicos, emocionais e mentais. Podemos observar diversas causas para essas doenças e neste trabalho comentaremos em especial doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e fungos:
Bactérias
As bactérias são organismos unicelulares, procariontes e possuem tamanho microscópico.
Estão entre os organismos mais antigos, com evidência encontrada em rochas de 3,8 bilhões de anos.
As bactérias podem se reproduzir com grande rapidez, dando origem a um número muito grande de descendentes em apenas algumas horas. A maioria delas reproduz-se assexuadamente, por cissiparidade, também chamada de divisão simples ou bipartição. Nesse caso, cada bactéria divide-se em duas outras bactérias geneticamente iguais, supondo-se que não ocorram mutações, isto é, alterações em seu material genético.
Botulismo
Agente causador: Toxinas da bactéria Clostridium botulinun dos tipos A, B, E e, em raras ocasiões, pelo tipo F.
Sintomas: A manifestação dos sintomas pode variar de algumas horas para pouco mais de uma semana após a ingestão dos esporos. Tontura, visão dupla, boca seca, aversão à luz, queda da pálpebra e dificuldade para urinar e evacuar são os principais. Dependendo da quantidade de esporos ingeridos, dificuldades de falar, engolir e se locomover podem se manifestar; assim como paralisia dos músculos respiratórios, o que muitas vezes é fatal. Além disso, há