Células tronco: uma análise quanto a potencialidade, origem e aplicação
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso de Ciências Biológicas.
Células tronco: uma análise quanto a potencialidade, origem e aplicação.
Jéssica Duarte da Silva
Revisão apresentada á Universidade Federal de Viçosa como parte das Exigências do Programa Jovens Talentos para a Ciência.
Prof.(a) Luzimar Campos da Silva
Prof. João Marcos de Araújo.
INTRODUÇÃO
A célula-tronco é uma célula indiferenciada, capaz de proliferar e de originar outras células-tronco (o que é denominado auto regeneração) e células com capacidade de se diferenciar, originando células diferenciadas com capacidade funcional normal. Nessa revisão de literatura, mostrarei os tipos de célula tronco, suas origens e aplicações.
CÉLULAS TRONCO O termo célulatronco, do inglês stem cell, diz respeito a células precursoras que possuem a capacidade de diferenciação e auto renovação ilimitadas, podendo dar origem a uma variedade de tipos teciduais. (SOUSA FF, et al, 2003) Portanto, para se classificar uma célula como célula-tronco ela tem que atender à três propriedades: Auto renovação, ou seja, capacidade de originar outra célula tronco; a habilidade de se diferenciar em mais de uma linhagem celular e a capacidade de originar células funcionais nos tecidos derivados da mesma linhagem. (Schwindt TT e Barnabé GF, 2005). São essas propriedades e a possibilidade de terapias celulares, que representariam uma revolução no entendimento dos mecanismos de reparo e regeneração tecidual. Além do fato de serem aplicadas em terapias para diversas doenças para as quais não há tratamento eficaz que tornam as células-tronco um objeto de estudo tão