Candidase
Candidíase ou monilíase é uma infecção provocada por fungos – o mais frequente é a Cândida albicans – que pode acometer as regiões inguinal, perianal e o períneo. Apesar de não ser considerada uma doença sexualmente transmissível, pode ser transmitida através de relações sexuais. Mulheres e homens podem desenvolver a infecção (VARELLA, 2014).
A candidíase é uma doença que está sempre presente no nosso organismo, mas só se demonstra e evolui quando nosso sistema imunitário está fragilizado; ex: associada à queda da imunidade, ao uso de antibióticos, anticoncepcionais, imunossupressores e corticoides, à gravidez, diabetes, alergias e ao HPV (JACK, 1997).
Segundo Kauffman (2010), uma infecção vaginal caracteriza pelo crescimento exagerado de fungos na vagina, que produzem inflamação e sintomas desagradáveis. Geralmente ela é controlada pelo sistema imunológico e outros tipos de germes, que também vivem normalmente na boca.
2 CARACTERÍSTICA DO MICRORGANISMO
A vagina saudável contém naturalmente microrganismos (bactérias e fungos), que são agentes do bem e defendem o ambiente vaginal de invasores nocivos. A proliferação dos fungos que dá origem a candidíase está associada com a diminuição dessas defesas no ambiente vaginal. A baixa resistência é o principal fator de risco para que os fungos presentes no meio, em pequena quantidade, se multipliquem de modo exagerado. “Alguns estudiosos acreditam que é possível adquirir a infecção por meio do contato sexual, quando o parceiro está infectado por fungos e os transmite à mulher através do sêmen.” (MENDES, 2014).
São infecções causadas por fungos gram-positivos, saprófitas, multinucleados, apresenta parede celular espessa.
3 TRANSMISSÃO
Segundo alguns profissionais com graduação e especialização em Farmácia Bioquímica e Indústria, formados pela Universidade Federal do Paraná (2013), a infecção, em geral, ocorre de modo primário na mulher, ou seja, desenvolve-se devido a fatores locais ou gerais