cancro da mama epidemiologia
Uma perspetiva acerca do tema baseado em dados de Portugal e do Mundo
Trabalho apresentado ao 27º Curso de Licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV), no âmbito da disciplina de Epidemiologia.
Docente Orientador: Prof. Odete Amaral
VISEU
2013
CANCRO DA MAMA
Uma perspetiva acerca do tema baseado em dados de Portugal e do Mundo
Autores:
Ana Cristina Pereira, nº 3502
Carolina Bizarro, nº 3431
Cláudia Almeida, nº 3403
Daniel Coelho, nº3420
João Pinto, nº 3414
Maria Filomena Granjo, nº 3504
Micael Rodrigues, nº 3506
Preciosa Ribeiro, nº 3410
VISEU
2013
Introdução
No âmbito da disciplina de Epidemiologia, do 2ºano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, foi nos proposto pela Coordenadora da Unidade Curricular, Prof. Odete Amaral a realização de um trabalho cuja temática estivesse inerente à disciplina e ao curso de Licenciatura em Enfermagem. Desenvolvemos portanto o tema “Cancro da mama”, pois tal como é do conhecimento geral, o cancro é uma patologia cuja incidência e prevalência tem vindo a aumentar devido a alterações das sociedades e dos estilos de vida. Tendo em conta que tem maior incidência no sexo feminino, estima-se que um em cada dez dos novos casos diagnósticos anualmente em todo o mundo, por ano, seja cancro da mama.
Embora um pouco mais de metade dos casos ocorra em países desenvolvidos (PD), a incidência está a aumentar rapidamente nos países em vias de desenvolvimento (PED), pois a combinação de uma elevada incidência e de um prognóstico favorável faz com que esta patologia seja dos tumores com maior prevalência.(6) Em Portugal a incidência também é maior nas mulheres, sendo que no ano de 2002 foram cerca de 4300 novos casos e 1500 óbitos por cancro da mama (17% do total de mortes por causa oncológica).(1) E no caso dos homens