cancer
A vulva é um órgão genital externo da mulher é a entrada que abriga o canal da urina e da vagina. É composta pelos grandes lábios , os pequenos lábios o clitóris e o hímen. O câncer vulvar é raro e agressivo devido a sua localização e principalmente por se tratar de um carcinoma espinocelular que possui facilidade de rapidamente metastizar . Atinge em média 1 mulher a casa 100 mil , comparando-se ao câncer de colo do útero que acomete 17 a cada 100 mil mulheres. Surge em uma das partes da vulva. O carcinoma espinocelular trata-se de um tipo de câncer de pele que surge como uma ferida que não cicatriza e vai aumentando. O primeiro local para onde o câncer pode passar são as ínguas da virilha em decorrência do linfonodos. Estes linfonodos funcionam como filtro de defesas que impedem o tumar de passar para outros lugares. Mas quando afetados pelo câncer vulvar devem ser retirados. São considerados fatores de risco :
•As irritações locais crônicas, como por exemplo as lesões por coceiras;
•As irritações pélvica prévia;
•Uso de substancias cáusticas e abrasiva e
•Papalomavírus
É um tipo de câncer que acomete mais frequentemente mulheres na 3°idade , relacionando a idade com fatores tais como; Tabagismo, inflamações (por linquen escleoroso)Outro fator de grande relevância é a infecção pelo vírus HPV responsável por cerca de 50% dos canceres de vulva.
Outro dado interessante é que 80% da mulheres que desenvolve a doença tem pouca ou nenhuma escolaridade” A falta de informação associada a falta de higiene aumentam o risco do câncer se desenvolver pois a higiene inadequada aumenta o processo inflamatório. Deve-se levar em consideração ainda, que a ida dessas mulheres periodicamente ao médico é mínima uma vez que, a valorização dos primeiros sintomas que surge não lhes sugerem necessidade médica e o tabu assim como a vergonha ainda é muito presentes principalmente nas mulheres acima dos 60 anos, o que em muito explica o índice de câncer