Cancer de protata
FRANCISCA RAYSA
HEID SHÊNIA
JORDANA LIRA
JOSIANE BARBOSA
JOSILANE LIRA
JOSÉ ERONILDO
SEVERINO MARQUES
TERMOGÊNESE
JOÃO PESSOA - PB 2012
FRANCISCA RAYSA
HEID SHÊNIA
JORDANA LIRA
JOSIANE BARBOSA
JOSILANE LIRA
JOSÉ ERONILDO
SEVERINO MARQUES
TERMOGÊNESE
Trabalho a ser apresentado à disciplina de Biofísica do terceiro período do curso Enfermagem da faculdade de Enfermagem de Nova Esperança – FACENE, com intuito da 2° nota da matéria. Professor Fabrício de Melo Garcia.
JOÃO PESSOA - PB 2012
RESUMO
A termogênese tem a ver com energia. O conceito é muito bem aceito que a energia é criada nem destruída. A energia é transformada, convertido, transportado e armazenado. No corpo humano, é da mesma maneira. Nossa energia vem para o nosso corpo como alimento que nós comemos. Todo mundo conhece a medida da energia é em calorias. Uma caloria é a quantidade de calor necessária para aquecer um grama de água um grau Celsius. Calorias são a energia armazenada no alimento. À medida que levá-la para dentro do corpo, a energia é transformados ou armazenados.
A termogênese corresponde à energia na forma de calor gerada ao nível dos tecidos vivos. A quantidade de calor produzida é diretamente proporcional à taxa de metabolismo corporal (40-60% da energia proveniente da hidrólise do trifosfato de adenosina – ATP, é perdido sob a forma de calor).
O ATP, e encontrado no citoplasma e no nucleoplasma de todas as células e praticamente todos os mecanismo fisiológicos que necessita de energia para sua operação a obtém diretamente do ADP( ou de algum outro composto semelhante rico em energia,como, por exemplo, o trifosfato de guanosina, GTP).
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 5 2. TERMOGÊNESE BIOLÓGICA 6 2.1 TERMOGÊNESE MECÂNICO 6 2.2 TERMOGÊNESE QUÍMICA 6 3. PAPEL DO TRIFOSFATO DE ADENOSINA (ATP) NO METABOLISMO 7 4. EQUILÍBRIO ENTRE A PRODUÇÃO E APERDA DE CALOR