Visão do enfermeiro à paciente prostatectomizado
Overview of nurses facing the complications of prostatectomy patients based on interventions Nanda, NIC and NOC
Visión de la enfermeira frente a las complicaciones de pacientes sometidos a prostatectomía sobre la base de las intervenciones NANDA, NIC y NOC
Centro Universitário São Camilo
Alex de Lima Oliveira, Jéssica Mereb Rigotto, Ligia Rocha Mendonça, Mariana Costa Bueno, Mauro Bergmann Candella, Natalia Giorgete Zini, Paula Rosa Tavares, Suzanne Managlia Barboza.
Orientadora: Soraya Pallazo
São Paulo, Outubro de 2011.
Resumo
A próstata é um órgão retroperitoneal que envolve a bexiga e a uretra, pesa cerca de 20 gramas em um adulto normal. Divide-se em quatro regiões que são estroma fibromuscular anterior, central, periférica e de transição. Sua função é secretar um líquido fino e leitoso que contém enzima de coagulação, pró-fibrinolisina, íon citrato, cálcio e íon fosfato. A incidência da hiperplasia aumenta com a idade atingindo 50% dos homens com mais de 50 anos e 80% com mais de 80 anos, ocasionando a obstrução do fluxo urinário. A técnica operatória mais utilizada para o tratamento da hiperplasia prostática benigna é a ressecção transuretral de próstata com cerca de 350.000 mil cirurgias realizadas nos Estados Unidos da América. No entanto em um prazo de 10 anos, 10% dos pacientes irão necessitar de uma nova cirurgia.
Palavras-chave: 1-Hiperplasia Prostática, 2-Ressecção Transuretral de Prostata, 3-Curirgia de Prostata.
Resume
The prostate gland is a retroperitoneal organ that surrounds the bladder and urethra, weighs about 20 grams in a normal adult. It is divided into four regions that are anterior fibromuscular stroma, central, peripheral and transition. Its function is to secrete a thin, milky fluid that contains clotting enzyme, pro-fibrinolysin, citrate ion, calcium and phosphate ion.