cancer de pele
O câncer de pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicam-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido (neoplasia). Entre as causas que predispõem ao início desta transformação celular aparece como principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultra-violeta do sol.
O câncer da pele atinge principalmente as pessoas de pele branca, que se queimam com facilidade e nunca se bronzeiam ou se bronzeiam com dificuldade. Cerca de 90% das lesões localizam-se nas áreas da pele que ficam expostas ao sol, o que mostra a importância da exposição solar para o surgimento do tumor. A proteção solar é, portanto, a principal forma de prevenção da doença.
Os tipos mais comuns de câncer de pele
São três os tipos mais frequentes. Eles se originam de diferentes células que compõem pele. PP
Carcinoma Basocelular: é o tipo de câncer de pele mais frequente (70% dos casos) e com menor potencial de malignidade. Atinge principalmente pessoas de pele clara e está diretamente relacionado com a exposição solar acumulada ao longo da vida.
Carcinoma Espinocelular: segundo tipo mais comum de câncer de pele, é originado das células da camada espinhosa, tem crescimento mais rápido, costuma surgir em áreas da pele que sofreram exposição prolongada ao sol, também é comum acometer áreas de mucosa aparente, como a boca ou o lábio (relacionados com o tabagismo), cicatrizes de queimaduras antigas, áreas da pele com processos inflamatórios crônicos.
Melanoma: originado das células que produzem o pigmento da pele, é o câncer de pele mais perigoso. Frequentemente envia metástases para outros órgãos que podem levar o paciente ao óbito, sendo de extrema importância o diagnóstico precoce para a sua cura. O melanoma pode surgir a partir da pele sadia ou a partir de "sinais" escuros (os nevos pigmentados) que se transformam.
Como fazer para evitar o câncer de pele?
855345735965A