Cancer colo do utero
O câncer de colo de útero apresenta um dos mais altos potenciais de cura, chegando a 100% quando diagnosticados e tratados precocemente, em estágios iniciais.
Esse tipo de neoplasia maligna é considera um tanto quanto bom de prognóstico, porém ainda existem muitas mulheres as quais infelizmente, são ausentes no que se diz respeito com a profilaxia e quando vem a descobrir já esta em um grau avançado, onde muitas vezes não se tem mais nada a fazer.
É importante dizer que células cancerosas são capazes de se duplicar, formando novas células, com maior rapidez que as células normais, acelerando assim a formação do câncer.
Como se explica na figura acima, nosso organismo tem uma série de mecanismos que corrigem boa parte desses defeitos. Porém, alguns escapam e vão se acumulando e é dessa combinação de defeitos que pode surgir o câncer. Assim, uma célula com mutações pode se dividir, formando duas novas células que também apresentarão defeito. Essas duas células também vão se dividir, e então, após várias divisões, haverão inúmeras células anormais. As células com mutações podem perder sua função e o controle de sua divisão, determinando o aparecimento de tumores ou do câncer.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
2.1. ANATOMIA
O útero é um órgão fibromuscular, ímpar, oco, em forma de pêra invertida, localizado no plano sagital mediano da cavidade pélvica (pelve verdadeira). Recebe as tubas uterinas na região mais abaulada (cranial) e continua-se, inferiormente, com a vagina, com a qual forma usualmente um ângulo de 90 graus. Apresenta paredes espessas, formadas