Canal de injeção
O conceito básico para o desenho do canal é permitir um fluxo rápido e homogêneo sem perde de temperatura e pressão, preenchendo toda a cavidade ao mesmo tempo em comprimento mais curto possível.
Ponto de injeção
Esta deve ser localizada o mais próximo possível do centro da peça para minimizar as distancias que o matéria deve percorrer para encher a cavidade. A entrada controla a velocidade do material que entra na cavidade.
Pág. 86
Tempo de resfriamento
Espaço de tempo para a solidificação do material e conseqüentemente resfriamento.
Tempo de saída
Espaço de tempo necessário para o molde abrir e a extração expulsar as peças do molde, iniciando um novo ciclo.
Pressões principais
1. PRESSÃO DE INJEÇÃO - deve ser regulada a fim de que as cavidades fiquem completas e as peças isentas de defeitos como manchas, chupadas, excessos de contração empenamento e falhas.
2. PRESSÃO DE RECALQUE - é regulada com a metade de pressão de injeção, sendo sua auxiliar e atuando após a mesma.
3. PRESSÃO DE BICO - regulada de forma que evite um vazamento de material entre bico do cilindro da maquina e a bucha do molde de injeção.
4. PRESSÃO DE FECHAMENTO – É utilizada para regular o perfeito acasalamento entre as partes macho e fêmea do molde, evitando rebarbas. Das pressões citadas, devem ser alta evitar a abertura do molde quando o ato de injetar.
5. CONTRA PRESSÃO – Regulada ate o Maximo de 10 kg/cm2, serve para auxiliar a plastificação do material.
6. SISTEMA GERAL – controlado por uma pressão que deverá operar entre 120 e 130 kg/cm3.
Pág. 66 e 67
A extração por pinos extratores é a mais usada em moldes, por ser de fácil confecção.
Os pinos extratores geralmente são feitos de aço prata (carbono ou tungstênio), e tem dimensões que variam de diâmetro (de 1 mm ate aproximadamente 30 mm – mais usados). Os pinos podem ser confeccionados na própria empresa ou comprados de algumas empresas com a especialidade na