Fotossíntese
Manter sistemas organizados exige energia, e a mesma permite realizar o trabalho. Existem várias formas de energia: química, mecânica, elétrica etc, e uma forma de energia pode ser convertida em outra, e assim, há dissipação de parte dela na forme de calor.
O Sol é a fonte da energia primária para a vida terrestre, e seus raios podem estimular moléculas, e delas retira elétrons energizados, que liberam a energia captada.
Os seres autótrofos transformam a energia luminosa em energia química, processo da FOTOSSÍNTESE, e estocam a glicose que pode ser usada mais tarde.
Como as células usam o ATP, semelhante a uma bateria recarregável para transportar a energia até o local de uso, por isso, os locais onde se obtém energia, não são os mesmos onde ela é utilizada. A hidrólise de ATP libera energia para a realização do trabalho celular.
Fosforização é o armazenamento de energia, da incorporação de fosfato inorgânico mais ADP.
Fotossíntese
Processo pelo qual a planta, exposta a luz, retira a água e o gás carbônico do meio, e os transformam em oxigênio e glicose.
Leucoplastos são incolores, armazenam amido, lipídios e proteína.
Cloroplastos são coloridos pela presença de pigmentos, mas não é a clorofila.
Cloroplastos contém clorofila (dentro do tilacoide), que transforma a energia luminosa em energia química, contida nas moléculas de glicose, fonte de energia ou matéria prima na síntese de outras molécula orgânicas.
( Imagem do cloroplasto)
Quando iluminada, a planta libera elétrons energizados para fora da molécula, os mesmos liberam a energia captada, utilizada na FOTOFOSFORILAÇÃO.
Nos tilacoides há o processo de FOTÓLISE DA ÁGUA ou REAÇÃO DE HILL, decomposição da molécula de água, quebrada pela luz. Aqui, o gás oxigênio é liberado.
A base da fotossíntese é a decomposição da água pela energia luminosa: átomos de hidrogênio se ligam a molécula de gás carbônico, enquanto