canais de injeção
PROJETO E TECNOLOGIA
DE ESTAMPOS
E MOLDES
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Tainã de Carvalho – RM: 6888
Técnico em Mecânica
Professor: Paganatto
INTRODUÇÃO
O molde de injeção é uma unidade completa capaz de produzir moldagens. Suas cavidades contêm as formas e dimensões do produto desejado. O molde é colocado na máquina de injeção e recebe, em sua cavidade, o material plástico fundido, que é levado para seu interior por pressão exercida sobre o mesmo.
O sistema de injeção de um molde tem a função principal de conduzir o material fundido até as cavidades. Na figura é mostrado um exemplo de um molde com quatro cavidades, com o canal de injeção, os canais de distribuição primária e secundária, a retenção do canal e as entradas de injeção.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Os canais de distribuição transferem o material fundido do bico até as entradas das cavidades. Estes devem ser projetados para distribuir simultaneamente a todas as cavidades para evitar o mau preenchimento de algumas cavidades.
Sempre quando houver uma quebra no canal de distribuição deverá existir uma área para reter o material mais frio, que é chamado de poço frio e serve para absorver a frente de fluxo mais fria do material. Na figura um exemplo de uma distribuição com poço frio
Tipos de canais:
Para um bom fluxo do material a escolha do tipo de seção do canal é muito importante. De forma geral, os canais circulares são mais recomendados, pois apresentam uma superfície de contato mínima entre o plástico e o molde. Os tipos de canais mais utilizados são: redondo, trapezoidal ou trapezoidal raiado.
Pontos de Entrada de Injeção:
A entrada de injeção é um item que merece ampla discussão em sua definição. A entrada de injeção controla a velocidade com que o material fundido entra na cavidade e, também, o seu empacotamento. Estas duas características influenciarão no desempenho e aparência da peça injetada.
Problemas provenientes dos pontos expostos