Campos sulinos
O nome pampas tem origem indígena e significa "região plana". Tal denominação porém refere-se mais precisamente a um tipo de bioma de campos sulinos mais ao sul do Rio Grande do Sul com partes no Uruguai e Argentina. Outros tipos de ecossistema de campos sulinos são os campos do alto da serra, encontrados em áreas de transição com as florestas de araucárias. Em outras áreas há campos de ecossistema semelhantes à savana.
Vegetação dos pampas ou campos sulinos
Nos campos ou pampas, por causa do fogo e pastoreio, não há vegetação arbustiva. A vegetação dos campos aparenta uniformidade com um tapete ralo de ervas com predominância de gramíneas. A vegetação dos campos fica mais densa e ricas nas encostas. Além das gramíneas, outros tipos de vegetação de destaque nos campos sulinos ou pampas são os cactos e bromeliáceas, que têm espécies exclusivas da região.
Fauna e animais dos pampas ou campos sulinos
O bioma dos pampas ou campos sulinos apresenta 11 espécies de mamíferos raros como ratos d’água, cervídeos e lobos, assim como 22 espécies de aves também raras.
-------------------------------------------------
http://www.almacarioca.com.br/pampas.html
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
Localização
Os campos da região sul do Brasil são denominados de pampas, termo indígena que significa região plana, abrangendo o Estado do Rio Grande do Sul, o Uruguai e a Argentina.
Caracterização
As florestas dos Campos Sulinos abrangem em sua maioria as florestas tropicais mesófilas, florestas subtropicais e os campos meridionais. As florestas subtropicais compreendem basicamente a Floresta com Araucária, distribuindo-se sobre os planaltos oriundos de derrames basálticos, e caracterizando-se principalmente pela presença marcante do pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). E em direção ao arroio Chuí, na divisa com o Uruguai, estabelece-se um campo com formas