Campos Sulinos
Juraci
Luiza Viríssimo
Murilo
Roberta Silva
ECOLOGIA – ECOSSISTEMAS BRASILEIROS – CAMPOS SULINOS
Contagem 2014
Hudson
Juraci
Luiza Viríssimo
Murilo
Roberta Silva
ECOLOGIA – ECOSSISTEMAS BRASILEIROS – CAMPOS SULINOS
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Biologia, ao Curso de Técnico em Meio Ambiente do Centro Integrado SENAI D. Neném Scarioli, como parte da avaliação referente ao 1° módulo.
Professor (a): Fabrício Callegari.
Contagem 2014
O que é bioma?
Bioma é um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação próximos e identificáveis em escala regional, com condições de solo e clima similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria daquela região. (Fonte IBGE)
BIOMA PAMPA
Os Campos Sulinos foram assim nomeados pelo estudo de propriedades para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade da Mata Atlântica e dos Campos Sulinos do MMA/Pronabio, elaborado pela CI, ISA, WWF, IBAMA.
De maneira genérica, os campos da região Sul do Brasil são denominados como “pampa”, termo de origem indígena para “região plana”. Esta denominação, no entanto, corresponde somente a um dos tipos de campo, mais encontrado ao sul do Estado do Rio Grande do Sul, atingindo o Uruguai e a Argentina. Outros tipos conhecidos como campos do alto da serra são encontrados em áreas de transição com o domínio de araucárias. Em outras áreas encontram-se, ainda, campos de fisionomia semelhantes á savana.
Este bioma atinge uma área de 210 mil km², que se estende pelo Rio Grande do Sul e ultrapassa as fronteiras com o Uruguai e Argentina.
O clima da região é o subtropical, que se caracteriza por temperaturas amenas e chuvas com pouca variação ao longo do ano. O solo, em geral, é fértil, sendo bastante utilizado para a agropecuária.
No Brasil, o bioma Pampa só ocorre no Rio Grande do Sul e é um bioma ameaçado.
Grande