Campos de Investigação da Filosofia
(Campos de Investigação da Filosofia – Os períodos da Filosofia Grega)
Dicionário: Apogeu é a mesma coisa que Auge, Ápice, Topo.
Os períodos da Filosofia só aparecem em meados da Grécia Arcaica (também conhecida como Grécia dos Sete Sábios, quando os gregos criam cidades na qual predomina a economia urbana, baseada no artesanato e no comércio), mas o apogeu (atingi o ponto máximo) da Filosofia acontece durante a Grécia Clássica (quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entra no apogeu – atingi o ponto máximo), tendo seu ponto forte com as obras de Platão e Aristóteles.
Os quatro grandes períodos da Filosofia Grega são:
1 – Período Pré-socrático ou Cosmológico:
2 – Período Socrático ou Antropológico:
3 – Período Sistemático:
4 – Período Helenístico ou Greco-romano:
1 – PERÍODO PRÉ-SOCRÁTICO OU COSMOLÓGICO:
Este período se desenvolve nas cidades de Jônia (Ásia Menor) e nas cidades da Magna Grécia (Sul da Itália e Silícia).
Período em que o interesse filosófico é voltado para o mundo da natureza; nesse período se desenvolveram quatro escolas:
Escola Jônica;
Escola Pitagórica;
Escola Eleática;
Escola Atomística.
Os filósofos pré-socráticos acreditavam na explicação das coisas como algo racional e sistemático sobre a origem, ordem e transfomação da natureza, da qual, os seres humanos fazem parte e também explica as mudanças dos seres humanos. Seguiam um princípio natural a Physis (natureza), que é uma palavra de origem grega que significa “fazer surgir, fazer brotar, fazer nascer, produzir”. A Physis é imortal e as coisas físicas são mortais. A Physis é a Natureza eterna e em perene transformação.
Neste período a Filosofia foi empregada para elucidar a procedência do mundo e das coisas a sua volta, e a Physis que procurava compreender através da razão a origem e as mudanças que acometeram a natureza e o ser humano ao longo do tempo; destacou-se nesta fase o filósofo Tales de Mileto.
Como por exemplo: (o novo