Exercício cap 2 livro carlos alberto heuser - projeto de banco de dados
R: Entidades são representações de grupo de objetos reais no qual se pretende trabalhar em um modelo de banco de dados. Ocorrência de entidade é quando referimos a um determinado objeto particular. Por exemplo, se referíssemos a entidade carros, estaríamos chamando o conjunto de todos os carros e suas características (cor, número de portas, etc.), porém se eu me referir a um carro em particular, que tenha cor azul, e a placa “123456”, estarei fazendo uma referência a um objeto.
Exercício 2.3: O que é o papel de uma entidade em um relacionamento.
Quando é necessário especificar o papel das entidades de um relacionamento?
R: É necessário especificar o relacionamento entre entidades quando existe um auto-relacionamento, pois assim saberemos o que esse relacionamento representa.
Exercício 2.4: Considere o relacionamento CASAMENTO que aparece no DER da Figura 2.7. Segundo este DER o banco de dados poderia conter um casamento em que uma pessoa está casada consigo mesma? O DER permite que a mesma pessoa apareça em dois casamentos diferentes, uma vez como marido e outra vez com esposa? Caso uma destas situações possa ocorrer, como deveria ser modificado o DER para impedi-las?
Não. Apesar de um casamento ser sempre entre duas entidades “pessoas”, as referências a estas seriam diferentes. Como não está explícita a ordem de cardinalidade, é possível sim que uma pessoa apareça em dois casamentos diferentes, caso a relação seja 1:n. Se isto ocorrer, a relação deveria ser consertada para uma 1:1.
Exercício 2.5: Confeccione um possível diagrama de ocorrências para o relacionamento
SUPERVISÃO (Figura 2.8) e suas respectivas entidades.
Exercício 2.7: Mostre como o modelo ER da Figura 2.11 pode ser representado sem uso de relacionamentos ternários, apenas usando relacionamentos binários.
Exercício 2.10: Considere o DER da Figura 2.12. Para que a restrição de