PROJETO
2 – IDENTIFICAÇÃO TÉCNICA
2.1 – Responsáveis pela elaboração do Projeto:
Eduardo de Almeida, Jeanne de Moura Fé, Nádia Grasiela Figueiredo, Júnior Ribeiro Rosa, Walter Pinheiro, alunos do curso Técnico em Agropecuária da UFV.
2.2 – Local de Execução: O presente Projeto está sendo desenvolvido em terreno localizado na residência do aluno Walter Pinheiro.
2.3 – Mão de obra: A implantação e condução de uma horta orgânica exigem boa disponibilidade de mão de obra, com maior ou menor intensidade nas diferentes épocas do ano, dependendo da diversidade de cultivos. No caso específico, uma horta de 40 a 50m2 exigirá, 1 a 2 horas semanais. Os princípios básicos da agricultura orgânica serão todos utilizados na horta orgânica. Dentre estes se destacam: adubação orgânica (composto orgânico e estercos de animais curtidos), adubação verde, cultivo mínimo, plantio direto, manejo de pragas e doenças com produtos alternativos sem riscos ao meio ambiente, entre outros.
2.4 – Ferramentas e equipamentos: enxada, enxadão, regador.
3 – JUSTIFICATIVA O cultivo de uma horta orgânica melhora a qualidade de vida das pessoas, pois além de garantir alimentos saudáveis, nutritivos e saborosos mais baratos, previne e até cura doenças. Há uma conscientização de que muitos problemas de saúde poderão ser evitados se for consumido alimentos livres de resíduos químicos. Cresce, também, a consciência de que devemos praticar uma agricultura integrada com a natureza e que preserve os recursos naturais. O cultivo orgânico é um sistema de produção agrícola ecológico e sustentável, baseado na preservação e no respeito à terra, ao meio ambiente e ao homem. Este sistema é centrado no ser humano e a base da sustentabilidade é o solo. Praticar agricultura orgânica ou com base agroecológica é, além de tudo, um novo modo de pensar e de se relacionar com as pessoas e com a