Campos de investigação da filosofia
Cadeira: Logica
Prof. Irineu Silva
Aluno: Alfredo da Cruz Barbosa Júnior
LÓGICA
1- O que é lógica e qual o seu valor?
- Lógica é uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento. A lógica foi criada por Aristóteles no século IV a.c. para estudar o pensamento humano e distinguir interferências e argumentos certos e errados.
2- Pesquise e relate três momentos da lógica na História.
Heráclito e Parmênides
Os primeiros filósofos se preocupavam com a origem, a transformação e o desaparecimento de todos os seres. Preocupavam-se com o devir. Duas grandes tendência adotaram posições opostas a esse respeito, na época do surgimento da filosofia: a do filosofo Heráclito de Éfeso e a do filósofo Parmênides de Eléia. Heráclito afirma que somente o devir ou a mudança é real. Parmênides, porém, afirmava que o devir, o fluxo dos contrários, é uma aparência, mera opinião que formamos porque confundimos a realidade com as nossas sensações, percepções e lembranças. Platão e Aristóteles No entanto, dizia Platão, esse mundo é uma aparência (é o mundo dos prisioneiros da caverna), é uma copia ou sombra do mundo verdadeiro e real e, nesse, Parmênides é quem tem razão. O mundo verdadeiro é o das essências imutáveis (que Platão chama de mundo inteligível), sem tradições nem oposições, sem transformação, onde nenhum ser passa para o seu contraditório. Aristóteles, por sua vez, segue uma via diferente da escolhida por Platão. Considera desnecessário separar realidade e aparência em dois mundos diferentes – há um único mundo no qual existem essências e aparências – e não aceita que a mudança ou o devir seja mera aparência ilusória. Há seres cuja essência é mudar e há seres cuja essência é imutável.
Os Estoicos Os estoicos afirmavam que só existem corpos (mesmo a alma era corporal, sendo um sopro sutil e invisível, o pneuma). Afirmavam também que há certas coisas que não