Camponeses
Estrutura Política Prevaleceu na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.Todo os poderes jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).
Sociedade Medieval A sociedade era estática e hierarquizada. A nobreza feudal era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos.
Servos
Essa categoria da sociedade era composta pela maioria da população. Ligados à terra, os camponeses eram obrigados a sustentarem os senhores feudais por meio de tributos e taxas como:
Corveia - obrigação do servo de trabalhar nas terras do senhor, sendo que toda produção de seu trabalho era do proprietário das terras.
Talha – o servo era obrigado a entregar metade de sua produção para o senhor feudal.
Banalidades – pagamento feito pelo servo para utilização de instrumentos e instalações do feudo (celeiro, forno...).
Mão-morta – taxa paga pelo filho do camponês, para permanecer no feudo após a morte de seu pai.
Dízimo: O servo deveria destinar 10% da produção para a igreja para ajudar na manutenção da capela;
Censo: valor pago pelos vilões para a nobreza;
Taxa de Justiça: Valor pago pelos vilões e servos para serem julgados no