trabalho de escola
2ºB – número 18.
TRABALHO DE GEOGRAFIA
1º bimestre 2014
Colégio Emilie
Professora Luciana – Geografia
Resumo capt. 03 – Os climas e as sociedades:
O efeito estufa e o aquecimento global:
A energia solar atinge desigualmente a atmosfera terrestre, os continentes e os oceanos. As correntes marinhas e as massas de ar são veículos da circulação de calor; tudo isso tem influência (grande ou pequena) na maneira de viver e na economia de vários lugares do planeta. Sabemos que a radiação solar é fundamental para a vida, animal e vegetal, na Terra, uma vez que esta radiação é a principal fonte de energia e é a base da vida terrestre. Da radiação que o planeta recebe do Sol, 30% é instantaneamente refletida de volta para o espaço. Os 70% restantes, são absorvidos pelos oceanos, atmosfera, terras etc. A dissipação dessa energia acontece com o tempo, que varia de acordo com a capacidade de absorção da luz solar de cada coisa (a areia, por exemplo, praticamente não retém o calor dos raios solares, fazendo com que ela seja muito quente quando está recebendo luz solar, e muito fria quando não está).
O efeito estufa nada mais é do que a troca de calor entre a troposfera e os oceanos e continentes. Essa troca reduz o resfriamento do planeta. O efeito estufa principalmente acontece por conta da absorção de calor de alguns gases. O problema é que a atividade humana aumenta as concentrações de gases de estufa na atmosfera, e com isso a troca de calor acontece com muito mais intensidade, tomando as vezes proporções desnecessárias e que prejudicam a temperatura do planeta, aumentando-a. É claro o aumento nas concentrações de gases de estufa ao longo do tempo.
A distribuição do calor: O formato da Terra (esférico) faz com que a intensidade da radiação solar recebida pelo planeta seja diferente de acordo com a latitude. Obviamente, quanto mais perto da linha do Equador (linha imaginária que divide o planeta em hemisfério norte e sul),