campo magnetico
O campo magnético de um imã é a parte que envolve o imã. Essa parte é composta por algumas forças magnéticas em forma de pedaços de ferro, como por exemplo, os pólos de outros imãs. Sendo assim o campo magnético fica ao redor do imã.
Para entendermos melhor a respeito do campo magnético, vejamos um exemplo:
A partir da figura acima, vamos imaginar que a região azul seja uma cartolina e que encima dessa cartolina tenha um imã (preto), e que ao seu redor tenha um campo magnético que atrai limalhas de ferro, com isso podemos concluir que conforme a limalha de ferro vai caindo sobre a cartolina, vai se formando a imagem do campo elétrico.
A imagem do campo elétrico na figura acima está sendo representada por linhas de indução, que são parecidas com as linhas de força existentes no campo elétrico.
Considerando os pólos como norte e sul, podemos concluir que por meio de convenção, a sua orientação será do norte para o sul, portanto podemos concluir que as linhas de indução do campo magnético, nascem no norte e morrem no sul, conforme a figura abaixo. Vejamos:
Se pensarmos em fechar uma das linhas de indução, o imã irá ficar no interior das linhas, possuindo um único sentido, onde dentro do imã a orientação será de sul para norte. Vejamos a ilustração abaixo:
Existe um caso muito importante de ser lembrado, que é o do imã dobrado, formando a letra U. Neste caso, o campo magnético existente entre os dois pólos, é composto por linhas de indução retilíneas, sendo assim um campo magnético uniforme. Vejamos a ilustração abaixo:
Existe outro caso, que é quando o campo magnético se constrói entre os dois pólos de dois imãs (em forma de barra) que são postos um perto do outro.
Vejamos a seguir:
O vetor indução magnética B
A ação do campo magnético é variável, pois ela é capaz de variar de ponto para ponto dentro do campo. Quando as linhas de indução, podemos dizer que ela mostra somente a direção e o