Campo elétrico
O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.
Conceito de campo: um campo é qualquer quantidade física que possuem valores diferentes em pontos diferentes no espaço. Temperatura, por exemplo, é um campo. Nesse caso um campo escalar, o qual nos escrevemos como T(x,y,z). A temperatura poderia também variar com o tempo, e nós poderíamos dizer que a temperatura é um campo dependente do tempo e escrever T(x,y,z,t). Outro exemplo é o campo de velocidade de um líquido fluindo. Nós escrevemos → v =(x,y,z,t) para a velocidade do líquido para cada ponto no espaço no tempo t. esse ´e um campo vetorial. Existem várias idéias criadas com a finalidade de ajudar a visualizar o comportamento dos campos. A mais correta é também a mais abstrata: nós simplesmente considerarmos os campos como função matemática da posições e tempo.
A principal característica de uma carga elétrica é a sua capacidade de interagir com outras cargas elétrica (atraindo-as ou repelindo-as, dependendo dos seus sinais). Esta capacidade está relacionada ao campo elétrico que estas cargas geram ao seu redor, como se fosse uma "aura" envolvendo-as. Na prática o que acontece é o seguinte:
Uma carga Q sempre gera um campo elétrico ao seu redor, que é invisível mas existe; ele pode ser percebido se colocarmos uma outra carga q (denominada carga de prova) nas proximidades desta. Esta carga de prova q será atraída ou repelida, dependendo do seu sinal, e a força elétrica responsável por isso pode ser calculada usando-se a Lei de Coulomb.
Mas será que podemos calcular também o valor do campo elétrico presente em uma região do espaço?
Podemos também, calcular o valor do campo elétrico presente em uma região do espaço; pegando uma carga de prova q de valor conhecido e coloque-a em uma região do espaço onde exista um campo elétrico.