Campo eletrico e magnetico
(UNIARAXÁ)
FLORENCE CAETANO PEREIRA
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
ARAXÁ MG
18/02/2013
CAMPO ELÉTRICO
Campo Elétrico é uma região do espaço em torno de uma carga ou superfície carregada (Q), onde qualquer corpo eletrizado fica sujeito à ação de uma força de origem elétrica.
O campo elétrico é uma grandeza vetorial, portanto é representado por um vetor.
Teoricamente, definimos o campo elétrico colocando-se uma carga positiva qo, chamada de carga teste, em algum ponto próximo de um objeto carregado.
Uma carga elétrica que se encontre num campo elétrico fica sujeita a uma força. Há cargas elétricas positivas e negativas. Se a carga for positiva, a força que sobre ela se exerce tem o sentido do campo elétrico. Se for negativa dá-se o inverso. O campo elétrico é originado em cargas positivas e termina em cargas negativas. O seu sentido pode representar-se por imaginárias linhas de força.
Um exemplo típico é a interação do cabelo de uma pessoa com a tela de uma televisão convencional, pois as cargas elétricas da televisão interagem com os cabelos deixando-os eriçados.
É importante perceber que um campo elétrico só pode ser detectado a partir da interação do mesmo com uma carga de prova, se não existir interação com a carga significa que o campo não existe naquele local.
Campo elétrico é um vetor, então vamos a direção sentido e intensidade do campo.
Quando o campo elétrico é criado em uma carga positiva ele, por convenção, terá um sentido de afastamento.
Quando o campo elétrico é criado em uma carga negativa ele, por convenção, terá um sentido de aproximação.
Que fique claro que o sentido do campo elétrico depende exclusivamente do sinal da carga elétrica.
A intensidade de um campo elétrico E, sempre considerando a carga de prova puntiforme, pela formula: , assim voltando para a definição de campo podemos dizer que ele dependerá diretamente a força elétrica entre as cargas e inversamente à carga de prova.