Campo de atuaçao do engenheiro de materiais na Africa do Sul
- Industria bélica:
África do Sul tem uma das indústrias de defesa tecnologicamente mais hábil em qualquer país emergente. Tendo então, uma ampla absorção de mão de obra qualificada.
- Construção civil:
A África do Sul é um dos países emergentes de maior destaques atualmente, isso faz com que diversos investimentos, tanto estrangeiros como nacionais, sejam direcionados para o país. Uma das áreas de importante crescimento, principalmente a partir da Copa do Mundo de 2010, é a construção civil. Área essencial para o crescimento do país, levando a absorção de mão de obra qualificada nesse setor.
- Mineração:
A África do Sul possui recursos naturais em abundância. É a maior produtora mundial de ouro, platina, cromo, vanádio e manganês. É, também, grande produtora de diamante, carvão, níquel, urânio e gás natural. No ano 2000, a platina ultrapassou o ouro como a maior fonte de renda do país.Pesquisas
- Área militar:
Brasil e África do Sul mantém uma forte parceria bilateral em áreas diversas. Na Defesa, os dois países mantém intercâmbios de formação de oficiais, realizam exercícios militares conjuntos e desenvolvem, há quase uma década, projetos comuns de equipamentos de defesa.
O principal projeto militar bilateral é o míssil ar-ar de quinta geração A-Darter. Projetado para ser utilizado pela aviação militar de ambas as nações, o A-Darter encontra-se em sua fase final de desenvolvimento, etapa que inclui estudos para industrialização do equipamento.
Desde 2006, quando foi assinado o contrato para desenvolvimento do equipamento, o Brasil enviou 64 profissionais civis e militares à África do Sul, a maioria engenheiros, para participar diretamente do projeto. “Esse é o tipo de cooperação sul-sul que procuramos”, celebrou o ministro Celso Amorim durante visita às instalações da Denel, local onde pôde ver o protótipo do A-Darter.
- Reciclagem:
Engenheiro sul-africano mostra vantagens de aplicação da técnica de reciclagem de materiais