Engenharia Quimica
Atualizado em 23/12/11 00:07.
Áreas de Atuação
O campo de atuação do Engenheiro Químico é bastante extenso, sendo os mais freqüentes, as Indústrias de Celulose e Papel, Borracha e Plásticos, Petróleo e Petroquímica, Cerâmica, Resinas, Medicamentos, Tratamento de efluentes, Tintas, Corantes e Cosméticos, Biotecnologia, Indústria Alimentícia e Sucroalcooleira, dentre outras. Podendo atuar, em razão do grande embasamento técnico-científico, em todos os setores da indústria, acompanhando o processo industrial em todos os níveis e na pesquisa.
A profissão de Engenharia Química é regulamentada pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) ou pelo CRQ (Conselho Regional de Química), dependendo da área específica de atuação do profissional.
Dentre as atividades sob sua responsabilidade pode-se citar:
Projetos
Produção
Processos químicos
Pesquisa e Desenvolvimento
Higiene/Segurança/Meio Ambiente
Comercial
Relações Humanas
Treinamento e Recrutamento Política
Docência - ensino, pesquisa e extensão
Informática Industrial
Atividades do Engenheiro Químico na área de Projetos:
Efetua cálculos de equipamentos para projetos de instalação de plantas industriais ou parte dela.
Especifica materiais a serem empregados nos processos.
Normalmente trabalha em escritórios, tendo relações com fornecedores de equipamentos, área de produção, segurança, processos químicos, higiene e meio ambiente.
Atividades do Engenheiro Químico na área de Produção:
Responsável por comandar sua equipe na unidade industrial de forma a receber a(s) matéria prima(s) e conduzir os processos químicos dentro das normas de segurança, higiene, meio ambiente e qualidade, transformando-as em produto final. O trabalho é desenvolvido na unidade industrial e requer liderança e capacidade de realizar trabalho em equipe.
Tem grande interação com outras áreas como processos, logística, comercial, projetos, treinamento e com outros profissionais como Eng. Mecânicos