Meio Ambiente e Biodiversidade
É um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites.
Muitas pessoas o consideram apenas como coisas naturais, aquelas áreas intocadas pelo ser humano, mas isso não é verdade. Qualquer espaço é considerado meio ambiente, mesmo aqueles em que há modificações causadas pelo ser humano.
Biodiversidade
"Bio" significa "vida" e diversidade significa "variedade". Então, biodiversidade significa a variedade de formas de vida que podemos encontrar na Terra (plantas, aves, mamíferos, insetos, microorganismos...).
Biodiversidade pode ser definida como diversidade da natureza viva.
Totalidade de variedade de formas de vida que podemos encontrar na Terra (plantas, aves, mamíferos, insetos)
Fauna
Conjunto de espécies animais quem vivem numa determinada área (floresta, país, ecossistema específico).
Em determinada região pode ser muito variada, dependendo das condições ambientais existentes. A fauna brasileira é extremamente rica e variada, pois nosso país possui uma enorme variedade de ecossistemas.
O Brasil é responsável pela gestão do maior patrimônio de biodiversidade do mundo: são mais de 100 mil espécies de invertebrados e aproximadamente 8200 espécies vertebrados das quais 627 estão listadas como ameaçadas de extinção
Muitos deles são endêmicos.
Flora
Flora Elemento biótico do Meio Ambiente, essencial à manutenção da vida na Terra. Na esfera jurídica, a Flora é também um bem ambiental.
“é entendida como a totalidade das espécies que compreende a vegetação de uma determinada região, sem qualquer expressão de importância individual dos elementos que a compõem” (MILARÉ, 2001, p. 162).
Organismos
Correspondem à unidade de seleção natural.
Principais questões ecológicas estão centradas em: Como os indivíduos respondem a fatores bióticos e abióticos do ambiente (eco-fisiologia e eco