Campinas
Aprendizagem organizacional – associado à apropriação de conhecimentos novos na organização. O nome mais conhecido na área é o de Peter Senge autor do livro "A Quinta Disciplina".
Ativos da empresa – associado aos bens de uma empresa como estoques, caixa, equipamentos e prédios (ativos tangíveis) e também a bens não físicos (ativos intangíveis) como patentes, capacidade de inovação e até capacidade de aprendizado.
Conhecimento – é a utilização de informação e dos dados ajustada ao potencial das pessoas, suas competências, idéias, intuições, compromissos e motivações. É relacionado com a ação humana e depende do contexto.
Dados – são afirmações sobre a realidade ou sobre outros dados, representações do mundo, quer seja físico, social, psicológico, organizacional ou qualquer outra forma de realidade.
Informação – são dados contextualizados, interpretados, com um sentido determinado.
Inovação – capacidade de transferir conhecimento em produtos ou serviços para a sociedade. A grande questão é como aumentar essa capacidade, tipicamente empreendedora, no contexto da globalização, das mudanças tecnológicas e do conhecimento.
Gestão do Conhecimento – processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento com o propósito de atingir a excelência organizacional.
Paradoxo – Estamos perante um paradoxo quando um argumento aparentemente sólido conduz a uma afirmação falsa ou contraditória. Por exemplo, a idéia de que "produtos mais baratos são os de maior qualidade" pode parecer paradoxal para a maioria das pessoas.
Raciocínio dialético – um modelo clássico onde o conhecimento nunca é final e se transforma continuamente por ciclos tese-antítese-síntese.
Conceitos Fundamentais
Competência: permite mobilizar conhecimentos a fim de se enfrentar uma determinada situação.
Conhecimento tácito: conhecimento pessoal, difícil de comunicar, proveniente da experiência, mais voltado para a ação e ao