Inversores de frequencia
Finalidade: esse equipamento eletrônico é utilizado para partir o motor suavemente, isto é, aceleração dentro de uma rampa programada, com controle de tensão e corrente aplicadas ao motor.
Fabricantes:
Aplicações:
Exemplos:
Inversores de frequência:
Finalidade:
A finalidade do inversor de frequência é ajustar a velocidade dos motores de corrente alternada e a potencia. Tem a vantagem de não provocar trancos no sistema, limitar a corrente de partida, evitar picos de corrente e ainda incorporar parada suave e proteções.
Funcionamento: O funcionamento deste equipamento serve para regular a velocidade dos motores de corrente alternada. Inversores funcionam apenas em motores trifásicos
Frabricantes:
Aplicação:
A aplicação de um inversor possibilita inclusive trabalhar outras características da maquina através da configuração de parâmetros, exemplo a tensão no motor, corrente no motor, tempo de aceleração, e desaceleração, referencia de velocidade.
Exemplos:
Liquidificadores (corrente continua e alternada, não utiliza o inversor, pois não trabalha com tanta ‘força’
Furadeiras (corrente alternada, trabalha com o inversor)
Escalar:Muda a frequência
Vetorial: Muda a frequência e a tensão, além de usar o mesmo tipo de motor.
Vantagens: Uma das vantagens do soft starter moderno é a economia de energia.
Um inversor de frequência é o dispositivo capaz de gerar uma tensão e uma frequência ajustável, com isto podemos controlar a velocidade do motor e a indução do trifásico.
Antigamente para se inverter a rotação e a velocidade de um motor, eram necessários motores especiais e ligações um pouco mais complexas.
Para variar a velocidade de um motor é necessário variar a frequência do mesmo, desta maneira adotamos os inversores de frequência para que possamos controlar a velocidade de nossos motores em alguns dos nossos equipamentos em nossa linha, esta escolha nos mostra algumas