Campeões do Mundo
Através dos seuspersonagens e acontecimentos, Campeões do Mundo expõe vários pontos de vista sobre o valor da ação de guerrilha.
Ribamar é um publicitário que abandonou a carreira alegando ser uma questão deconsciência, volta ao Brasil após um exílio de nove anos e encontra Tânia no aeroporto junto a um grupo de manifestantes. Eles dois são os únicos que restaram do grupo que, anos antes, sequestraram o embaixadornorte americano reivindicando a libertação de quarenta presos políticos.
A peça alterna momentos anteriores e posteriores ao sequestro, que ocorreu paralelamente a Copa do Mundo de 1970, inspirando otítulo da peça.
Tânia e Ribamar unem-se a Carlão e Mario. Carlão é o mais radical ao ponto de se for necessário, vai até as últimas consequências. Já Mario demonstra mais confiança apesar do seujeito mais tranquilo, ele diz estar cansado de teorias revolucionárias e resolveu vivê-las na prática.
Os quatro sequestram o embaixador dos EUA, que é um sujeito tranquilo, porém se mostra preocupado aodecorrer das negociações, além de apresentar problemas cardíacos.
Os revolucionários levam o embaixador para um apartamento, iniciando o processo de negociações com o governo. O período denegociações é tenso, pois além do problema com o embaixador, Carlão e Ribamar apresentam grandes diferenças através dos seus diálogos, evidenciando conflitos entre os personagens.
A peça Campeões do Mundo foi de extrema importância noteatro brasileiro, pois foi a primeira obra a expor a situação política do Brasil com extrema liberdade entre os anos de 1964 até 1979, sem utilizar metáforas para burlar a censura.
Através dos seuspersonagens e acontecimentos, Campeões do Mundo expõe vários pontos de vista sobre o valor da ação de guerrilha.
Ribamar