CAMPANHA GEOHELMINTIASE
SECRETARIA DE SAÚDE
COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO BÁSICA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE
CAMPANHA NACIONAL CONTRA
HANSENIASE E GEL-HELMINTIASES
Goianésia do Pará
2014
1 – Apresentação Entre as principais estratégias definidas pelo Ministério da Saúde – MS para o enfrentamento das doenças em eliminação esta a Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíases que será realizada no Estado do Pará no mês de agosto do corrente ano.
Nesta ação todos os profissionais da Estratégia de Saúde da Família – ESF e Unidades de Saúde concentrarão esforços para quimioprofilaxia das geohelmitiases e identificação de casos suspeitos de hanseníase pela ficha de autoimagem – formulário padrão de exame disponibilizado pelo Ministério da Saúde.
Tal campanha será realizada pela primeira vez a nível nacional. Como ação de redução da carga de infecção pelos geohelmintos, o MS propõe a implantação do tratamento quimioprofilático em crianças e adolescentes de 5 a 14 anos com utilização do Albendazol. A proposta do tratamento quimioprofilatico preventivo em escolares esta em conformidadecom as recomendações da Organização Mundial de saúdem – OMS. Que preconiza o tratamento periódico como uma medida preventiva e efetiva para redução da carga parasitária e das suas complicações.
A estratégia do ambiente escolar é comprovadamente de baixo custo, proporciona excelente oportunidade de atingir o maior numero de alunos que receberão a dose e orientação sobre tais doenças, em razão da agregação de crianças e adolescentes nesse ambiente.
2 – Justificativa
Dentre o conjunto de endemias que demandam ações estratégicas para eliminação como problema de saúde pública ou a redução drástica da carga de doença destacam-se a hanseníase, geohelmintíases e tracoma, cada qual com suas peculiaridades epidemiológicas e clínicas, sendo as duas primeiras elencadas como doenças endêmicas no Estado do Pará e igualmente no Município de Goianésia.
No que diz respeito à