SLIDES GEO E HANSENIASE
Geohelmintíases e hanseníase:
Hora de Prevenir e Tratar
A CAMPANHA
Uma iniciativa de alerta e prevenção das escolas municipais, e de referenciar a rede básica de saúde para confirmação de diagnóstico e tratamento, que visa também reduzir a incidência de Geohelmintíases e
Hanseníase em alunos inseridos no ensino público fundamental.
O QUE É GEOHELMINTÍASES ?
• As Geohelmintíases são grupos de doenças parasitárias, verminoses adquiridas principalmente em comunidades carentes e em zona rural, devido à água mal tratada, falta de saneamento básico, condições precárias de higiene, etc. Para completar o ciclo evolutivo, essas verminoses (ou helmintos) necessitam fixar-se em solos inadequados. • “Geohelmintíases, na realidade, é o termo utilizado para todas aquelas helmintíases (verminoses) que parte do ciclo de sua vida passa no solo.
• Elas constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais. Por estarem no solo contaminado, assim que a pessoa tem contato, principalmente em atividades laborativas (trabalho) ou recreativas, pode haver a contaminação pela pele ou pela colocação da mão e objetos contaminados na boca. Também pode ocorrer a contaminação pela ingestão de alimentos contaminados”
QUEM PODE PEGAR? TEM CURA?
• as geohelmintíases podem atingir todas as faixas etárias, mas devido aos próprios hábitos das crianças, como andar de pés descalços e brincar com terra, colocar brinquedos sujos na boca, as doenças são mais comuns em menores de 15 anos. “Para as principais verminoses o tratamento pode ser feito de forma simples com uso de antiparasitários em dose única, como Albendazol, por exemplo que é o mais util. Em alguns casos há necessidade de associação de mais medicamentos. As verminoses podem causar sequelas como atraso do crescimento e desenvolvimento, que pode levar a déficit de estatura e de aprendizagem”.
SINTOMAS
• as verminoses mais comuns proporcionam sintomas considerados leves e crônicos como anemia, mal
estar,