Campanha de droga e alcoolismo
* EFEITO DAS SUBSTÂNCIAS: Como para qualquer outra droga, costuma-se discernir efeitos psíquicos e físicos:
- EFEITOS PSÍQUICOS: euforia, vertigem, tonturas, desinibição, sensação de estar flutuando, percepções errôneas ou ilusões, obnubilação e sonolência; ocasionalmente, pode ocorrer amnésia durante o pico do episodio de inalação.
- EFEITOS FÍSICOS: irritação ocular, sensibilidade à luz, visão dupla, zumbido nos ouvidos, irritação das mucosas do nariz e boca, tosse, podem ocorrer náuseas, vômitos, diarréia, irregularidades nos batimentos cardíacos (arritmias), dores torácicas, musculares e articulares.
* INTOXICAÇÃO AGUDA:
As reações de emergência mais comuns são as reações tóxicas (Depressão respiratória e arritmias cardíacas que podem ocasionar a perda de consciência e morte súbita. A morte por sufocação ocorre quando a inalação é feita em saco plástico. Observa-se, no usuário, ansiedade e disfunções mentais. Possibilidade de convulsões.), síndrome cerebral orgânica (SCO - Confusão e desorientação. O prolongado abuso de drogas pode resultar em lesão cerebral; tremor grosseiro, marcha vacilante e distúrbios do pensamento. Observa-se a presença de nistagmo) e complicações clínicas.
* DANOS E DOENÇAS COMUMENTE ASSOCIADOS: Arritmias cardíacas, hepatite com possível insuficiência hepática, insuficiência renal, anemia aplástica, fraqueza dos músculos esqueléticos, deficiência transitória da função pulmonar, perturbações gastrointestinais e estomacais, neuropatias periféricas. A maioria desses distúrbios é transitória e desaparece com medidas de suporte geral.
* SÍNDROME DE ABSTINÊNCIA: Nenhuma síndrome de abstinência clinicamente importante foi descrita para este grupo
* TRATAMENTO: Dependendo da gravidade do quadro, o paciente deve ser encaminhado para um serviço de emergência. Em casos mais leves, o tratamento consiste no oferecimento de boas medidas de suporte, no controle sintomático das