Projeto de monografia
Aluna: Letícia Nóbrega Urbano de Melo
Para o projeto de monografia escolhemos como natureza da vertente metodológica a pesquisa qualitativa, tendo em vista que há uma preocupação em coletar informações que não se restrinjam a números. A pesquisa quanto ao objeto será explicativa, por termos que identificar os fatores que suscitam ou cooperam para acontecimento dos fenômenos, no nosso caso o fator falta de estrutura com a ocorrência da reincidência. Quanto ao procedimento técnico a pesquisa será bibliográfica, documental e de campo. A técnica de documentação utilizada é a da documentação direta e indireta por conter no estudo pesquisa de campo. O método de abordagem irá ser o hipotético- dedutivo porque queremos formular hipóteses e a partir dai deduzir a solução do problema. Por fim teremos o método jurídico de interpretação sociológico para realizarmos uma junção de disciplinas diversas, já que o Direito não pode ser visto como matéria isolada.
Elegemos Michel Foucault como doutrinador direcionador do estudo por em seu livro “Vigiar e Punir: história de violência nas prisões” ele apresentar um pensamento coerente e compatível com o que compartilharemos ao longo de toda a monografia.
Foucault acredita estar no exercício laboral dentro das prisões a peça chave para se alcançar uma ressocialização eficaz, no trabalho o detento se sentirá útil e aprenderá a valorizar os ganhos provenientes do seu esforço honesto. Defende o incentivo à contratação de ex-presidiários para que na volta à sociedade estes indivíduos sejam capazes de garantir sua subsistência e de seus familiares, longe dos meios ilegais que originaram sua