Caminhos da JUventude
Santa Maria, 17 de setembro de 2013.
Fraternidade e Juventude
- Jornada Mundial da Juventude (JMJ)
É um evento religioso criado pelo Papa Joao Paulo II em 1984, que consiste na reunião de milhões de pessoas católicas, sobretudo jovens. Esse evento é celebrado a cada dois ou três anos, em uma cidade especifica. Para cada Jornada o Papa sugere um tema. Durante as JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows, tudo em diversas línguas.
28° Jornada Mundial da Juventude
Esse ano acontecera a XXVIII (28°) Jornada Mundial da Juventude, que será entre 23 a 28 de julho na cidade de Rio de Janeiro.
O tema desse ano será um versículo de Evangelho de Mateus: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações”!(Mt28, 19)
O símbolo da JMJ é a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora.
E, além disso, os organizadores pretendem convidar, além dos padres cantores, Milton Nascimento, Ivete Sangalo e Michel Teló.
Identidade e Solidariedade
- A Identidade da Juventude Atual
- A Juventude Atual é solidária?
Na Juventude atual percebe-se que, a maior parte dos jovens, insiste em não crescer. Não assumem tarefas, nem as responsabilidades que vem na vida adulta. Parecem tão comprometidos com algumas coisas e tão negligentes em outras. Cresce assustadoramente a marginalização dos jovens e grandes partes deles são dependentes químicos e vive uma sexualidade precoce e inconsequente. É uma tarefa difícil orientar os jovens, mas não é impossível na verdade. Mas para os jovens também não é fácil vencer as dificuldades, os obstáculos, as tentações e armadilhas que a sociedade apresenta. Entre eles existe um mundo de mentiras. Os jovens de hoje necessitam de limites, o meio que vivemos tem de ser modificada. Infelizmente a sociedade de hoje em dia esta influenciando os jovens negativamente mesmo estando bem estruturada, é carente de valores de moralidade, honestidade, retidão e