Caminhada das religões
CURSO DE CONVALIDAÇÃO EM TEOLOGIA
HISTÓRIA DAS RELIGIÕES
ANTÔNIO AUGUSTO FERREIRA FÉLIX
RA 1113092
BELO HORIZONTE
MARÇO 2013
A CAMINHADA HISTORICA DAS RELIGÕES
A Importância da Religião
Os grandes pensadores do mundo defenderam a tese de que a religião é importante não somente para o entendimento metafísico, como também para o entendimento e desenvolvimento social, ético e moral do ser humano.
O materialismo ateísta que foi defendido por alguns dos pensadores, entendeu que não se deve anular o aspecto religioso do ser humano.
Platão argumentava que: “Quem elimina a religião elimina a todo e qualquer fundamento da sociedade humana”.
Para Platão a ideia da religião estava ligada ao bem maior. A ciência seria o modo de explicação de uma coisa já existente.
Albert Einstein o grande gênio da física disse: “A ciência sem religião é aleijada, a religião, sem ciência, é cega”. Em seus estudos, levou em consideração não apenas a ciência da experiência como também o ser humano como parte de uma conjuntura metafísica.
É quase impossível ignorar o papel da religiosidade na cultura e o papel da cultura na religiosidade. A religião é como um espelho que mostra as diversificações da formação cultural de qualquer povo.
RAÍZES CULTURAIS
A religião e festas, são temas importantes na vida diária, basta olhar realidade do cotidiano das classes populares. No Nordeste, o tema religião e festas formam assunto fundamental na vida de muitas pessoas. A rotina diária é quebrada muitas vezes no ano, para se organizar e participar em diversas festas. Para os que as organizam, as festas não representam propriamente momentos de lazer, mas de trabalho, intenso e prazeroso, no seu preparo e na sua realização. Produzindo uma satisfação plena.
Existem em nosso país as religiões afro-brasileiras que se caracterizam por