Cidade de SJC
Diferente das outras cidades, a região central não é o local de povoamento inicial de São José dos Campos. No final do século 16, os jesuítas formaram a Aldeia do Rio Comprido, uma fazenda jesuítica que usava da atividade pecuarista para evitar incursões de bandeirantes, em 1611 os jesuítas foram obrigados a deixar o local, voltando anos mais tarde a 15 km de distância, remontando a aldeia onde hoje está localizada a Igreja Matriz da cidade.
Em 1759 os jesuítas foram expulsos do Brasil e todas as suas posses foram confiscadas pelos portugueses, o então governador da cidade de São Paulo Dom Luiz Antonio de Souza Botelho Mourão elevou a aldeia à categoria de vila, que passou a chamar-se São José do Paraíba, em 27 de julho de 1967.
Bandeira
A bandeira de São José dos Campos foi instituída pela Lei Municipal 655, de 2 de fevereiro de 1960. O desenho é de João Vitor Guzzo Strauss, então estudante do Colégio João Cursino que venceu o concurso promovido pela Prefeitura.
Descrição
• Blau de prata, treze listras, figura de uma roda dentada em ouro simbolizando a riqueza sempre ascendente do município
• Faixa em prata, sinuosa, representando o Rio Paraíba do Sul
• Três estrelas simbolizando os três distritos: São José dos Campos, Eugênio de Melo e São Francisco Xavier
Os treze dentes da engrenagem destacam o entrosamento entre o estado e o município.
São José dos Campos é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. É sede da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, localizando-se a leste da capital do estado, distando desta cerca de 94 km. Ocupa uma área de 1 099,6 km², sendo que 353,9 km² estão em perímetro urbano, e os 745,7 km² restantes constituem a zona rural, 52,36% do território é considerado área de proteção ambiental.
Localizada entre São Paulo e Rio de Janeiro e ligada por rodovias e pelo aeroporto, a cidade está bem próxima das praias, da região serrana e de outros destinos turísticos do vale.
Abaixo