CAMILA
Centro de Filosofia, Letras e Educação- CENFLE
A produção da pesquisa em educação no Brasil e suas
Implicações
Camila Maria Freire Melo
20 de Junho de 2015
Sobral- CE
Contexto Histórico
A Produção da Pesquisa em Educação no Brasil e suas Implicações
A pesquisa cientifica em educação no Brasil foi encontrada no século 20, e a criação foi no final dos anos 30, com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais (Inep). A pesquisa veio a desenvolver com o crescimento do Inep nos centros Brasileiro de Pesquisas Educacionais e nos Centros Regionais do Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia e Minas Gerais.
A pesquisa experimental atuava no ensino superior e professores de cursos superiores e em algumas universidades. O desenvolvimento acelerou com programas sistemáticos de pós-graduação. E se iniciou com o desenvolvimento psicológico das crianças e adolescentes na década de 50 que vivia uma grande expansão da escolarização nas romeiras séries do nível fundamental nas escolas públicas. Na década de 60 foram os estudos de natureza econômica com enfoque no planejamento dos custos de deficiência e das técnicas e tecnologias.
Houve uma necessidade de expansão do ensino superior e trabalho em alguns cursos de mestrado e doutorado, na década de 70 o aumento de trabalho passou a usar métodos quantitativos e no final da década um referencial teórico mais crítico, ainda nesse período predominou o tecnicista . Na década de 80 houve os movimentos sociais com lutas sociais e políticas, a pesquisa educacional vai estar ligada a essa crítica nos mestrados e doutorados com base em teoria marxista. Esse período de final da década de 80 e início de 90 teve uma grande expansão necessária que contribuiu para as diversificações nos trabalhos.
Por fim da década de 90 fazem investigações na alfabetização e linguagem, aprendizagem escolar, formação de professores, ensino e currículos, educação infantil, fundamental e média,