Camila rassi ja, aus der welt werdem wir nicht fallen. wir sind einmal darin. christian dietrich grabbe a presença do universo religioso no universo de trabalho tem sido ainda mais frequente com a explosão da religião e
2502 palavras
11 páginas
EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE L-ARGININA SOBRE A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: UM ESTUDO DE REVISÃOLays Yane Bezerra Franco (1) Vanessa Fernandes Coutinho (1) Cezar Henrique de Azevedo(1)
RESUMO
A hipertensão arterial sistêmica é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial. Esta, por sua vez, ainda se mostra como grave problema de saúde pública mundial, sendo causa direta ou indireta de cerca de 7,5 milhões de mortes anualmente. Na tentativa de controlar este agravo, várias pesquisas demonstraram que quando há uma intervenção imediata na hipertensão a morbi-mortalidade vascular é bastante reduzida. Neste contexto, o aminoácido L-arginina vem sendo encarado como uma importante alternativa de combate à hipertensão por ser substrato fisiológico na síntese de um potente vasodilatador endógeno: o óxido nítrico. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão na literatura sobre os possíveis efeitos da suplementação de L-arginina sobre esta patologia. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas nos bancos de dados eletrônicos científicos (PubMed, Medline), em livros, teses e dissertações acerca do tema. Por meio desta revisão, foi possível constatar estudos cujos resultados têm sido mistos, onde se utilizou a suplementação de L-arginina com a finalidade de induzir a vasodilatação, mecanismo prejudicado pela disfunção endotelial. Apesar da existência de resultados diversos entre estes estudos, pode-se inferir que a suplementação deste aminoácido, quando em doses e tempo satisfatórios são capazes de melhorar as propriedades vasodilatadoras do endotélio, podendo desta forma, ser encarada como uma importante alternativa no tratamento da hipertensão arterial sistêmica.
PALAVRAS-CHAVE: Hipertensão arterial sistêmica; L-arginina; Óxido nítrico; Suplementação.
ABSTRACT
The systemic arterial hypertension is a multifactorial clinical condition