Cabeamento estruturado
Resumo
Quando se cria uma rede sem planejamento, criamos também desordem, os fios ficam rodando de qualquer maneira, e quando o problema aparece não se sabe por onde começar. Com o cabeamento estruturado isso não ocorre, pois tudo está organizado e cada cabo está em seu devido lugar e resolver problemas com eles não implicarão em custos e nem tempo além do necessário. Toda boa rede precisa de um bom planejamento e isso envolve muito mais que amarrar cabos ao acaso. Será preciso saber o que está conectando e onde os equipamentos estão localizados para melhor trabalhar com eles. Além de permitir as empresas maior agilidade e eficiência na troca de informações, compartilhamento de dados e recursos. Trará benefícios aos usuários que irão utiliza-los.
Introdução
As redes de computadores surgiram e evoluíram com a crescente necessidade de compartilhamento dos recursos computacionais e de informações nas empresas.
As redes mais populares utilizam arquitetura Ethernet com par trançado, precisando assim de um dispositivo concentrador, um hub ou switch, para a conexão entre os micros. Em pequenas empresas, o cabeamento não é um fato que atrapalhe o dia a dia.
Porém pode-se estruturar uma rede com apenas cinco micros. Isso vai depender da quantidade de dados e da estrutura organizacional da empresa.
Entretanto em redes médias e grandes a quantidade de cabos e o gerenciamento dessas conexões podem atrapalhar o cotidiano da empresa e o simples fato de inserir mais um micro torna a tarefa, realmente complicada custando horas de trabalho.
Para isso vem o cabeamento estruturado, que fornece a esses ambientes um sistema que facilite a remoção ou colocação de equipamentos.
A partir disso temos dois pontos de partida.
Empresas que tem como sede um prédio novo e já dentro das normas e empresas com suas sedes já em prédios estruturados.
No primeiro caso, se o cliente assim desejar tudo será estruturado. Dados, voz