Camadas de rede
IPV4 – É o mecanismo de entrega usado pelos protocolos TCP/IP. No IPV4 os endereços de IP são compostos por 4 blocos de 8 bits (32 bits no total), que são representados através de números de 0 a 255. O IPV4 pressupõe a falta de confiabilidade das camadas inferiores e faz o máximo para levar a transmissão até seu destino, mas sem garantias. Se a confiabilidade for importante, o IPV4 deve ser usado em conjunto com um protocolo confiável de transporte como o TCP. O IPV4 é um protocolo de data gramas sem conexão e não confiável. Um serviço de entrega best-effort, que significa que o IPV4 não provê mecanismos de controle de erros ou de fluxo(exceto a detecção de erros no cabeçalho). Um exemplo de serviço de entrega best-effort comumente conhecido é o correio tradicional. O correio faz o máximo para entregar as correspondências, mas nem sempre é bem-sucedido, se uma carta não registrada for perdida, fica a cargo do remetente ou do pretenso receptor descobrir o paradeiro dela e retificar o problema. O correio não acompanha todas as cartas e não notifica o remetente sobre eventuais perdas ou danos.
Principais deficiências no protocolo IPV4:
- Apesar de todas as soluções de curto prazo, como divisão em sub-redes, endereço sem classes e NAT, o esgotamento de endereços ainda é um problema de longo prazo na internet.
- A internet deve acomodar transmissão de vídeo e áudio em tempo real. Esse tipo de transmissão requer estratégias de atraso mínimo e reserva de recursos não previstas no projeto original do IP4.
- A internet tem de permitir criptografia e autenticação de dados para algumas aplicações, e esses serviços não são oferecidos no IPV4.
IPV6 – Para superar essas e outras deficiências, o IPV6 (Internetworking Protocol, versão 6), também conhecida como IPng (Internetworking Protocol, próxima geração), foi proposto e agora é uma padrão. No IPV6, o IP foi extensivamente modificado para acomodar o crescimento não previsto da internet. O