Camadas de redes
CAMADAS DE REDES
Gelson Prates Vaz
Isaac Claret Assis de Oliveira
Susana Rodrigues de Sousa
Thiago Vasconcellos Soares
Brasília – DF, 1º Semestre de TIAI
Sumário:
1. Introdução
2. Camada física
3. Camada de Conexão de Dados
4. Camada de rede
5. Camada de tráfego
6. Camada de sessão
7. Camada de Apresentação
8. Camada de Aplicação
9. Conclusão
10. Referências Bibliográficas
Introdução:
A camada de Rede é responsável pelo endereçamento dos pacotes, convertendo endereços lógicos (ou IP) em endereços físicos , de forma que os pacotes consigam chegar corretamente ao destino. Essa camada também determina a rota que os pacotes irão seguir para atingir o destino, baseada em factores como condições de tráfego da rede e prioridades.
Essa camada é usada quando a rede possui mais de um segmento e, com isso, há mais de um caminho para um pacote de dados percorrer da origem ao destino.
Entre as funções da camada de rede, podemos destacar o encaminhamento, endereçamento, interconexão de redes, tratamento de erros, fragmentação de pacotes, controle de congestionamento e sequenciamento de pacotes.
Movimenta pacotes a partir de sua fonte original até seu destino através de um ou mais enlaces e define como dispositivos de rede descobrem uns aos outros e como os pacotes são roteados até seu destino final.
Physical Layer (camada física):
A camada física provê características físicas, elétricas, funcionais e procedimentos para ativar, manter e desativar conexões entre duas partes. Ela está ligada diretamente à transmissão de bits primários por um canal de comunicação. As tarefas de planejamento desta camada devem garantir que quando um lado envia um bit 1, este é recebido do outro lado como um bit 1, não como um bit 0.
Esta camada é a única que possui acesso físico ao meio de transmissão da rede devendo, portanto, se