Camadas De Redes
1) Multiplexação;
2) Endereçamento;
3) Mapeamento entre endereços de rede e endereços de enlace;
4) Estabelecimento e liberação de conexões do serviço de rede;
5) Transmissão de unidades de dados do serviço de rede (pacotes);
6) Segmentação e blocagem de SDUs/PDUs;
7) Detecção e recuperação de erros;
8) Sequenciação
Serviços oferecidos pela camada de rede
A camada de Rede oferece serviços à camada de Transporte na interface entre estas duas camadas. Geralmente esta interface tem importância especial por outra razão: costuma ser a interface entre a concessionária de comunicações e o cliente, ou seja, é a fronteira da rede. Em geral, a concessionária de comunicações tem o controle dos protocolos e inter- faces até (e inclusive) a camada de rede. Sua tarefa é entregar pacotes que recebe a seus clientes.
Os serviços da camada de Rede foram projetados com os seguintes objetivos em mente:
Os serviços devem ser independentes da tecnologia da rede, A camada de Transporte deve ser protegida contra a quantidade, o tipo e a topologia das redes presentes, Os endereços de rede que se tornaram disponíveis para a camada de Transporte devem usar um plano de endereçamento uniforme, mesmo nas LANs e WANs.
Organização interna da camada de rede
Há basicamente duas diferentes filosofias para a organização da rede, uma utilizando conexões e a outra trabalhando sem conexão. No con- texto de operação interna da rede, uma conexão costuma ser chamada de circuito virtual, em analogia com os circuitos físicos estabelecidos pelo sistema telefônico. Os pacotes usados na organização sem conexão são chamados datagrama, em uma analogia com os telegramas.
Todas as duas metodologias têm seus prós e contras. O Quadro 1 a seguir apresenta uma comparação entre as