Cama de cimento - resenha
Acadêmico: Marco Antonio Poliseli Dezan
Resenha do livro: Cama de Cimento.
O Autor
O jovem paulistano Tomás Chiaverini nasceu em São Paulo no ano de 1981, formou-se em jornalismo em 2004, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e tendo cursado parte do bacharelado em Geografia na USP.
Logo que se formou começou a trabalhar como freelance, passou cinco meses na região do Amazônia produziu importantes reportagens sobre conflitos indígenas em Roraima, missões humanitárias da Força Aérea na calha do rio Juruá, que lhe renderam publicações na Carta Capital, Caros Amigos e Agência de Notícias Brasil-Árabe.
No ano de 2005 dedicou-se para a elaboração do livro Cama de Cimento, que retrata a vida dos moradores de rua. Para isso, teve que se disfarçar de morador de rua, passando as noites nas ruas ou em baixo de viadutos, e algumas noites em albergues da prefeitura. Com isso além, de presenciar a vida dos mendigos pode entrevistar vários desabrigados, saber o que os levaram a tal situação e a possibilidade de sair das ruas.
Trabalhou por dois anos no Jornal Folha de São Paulo em editorias diversas. Nos primeiros meses de 2008, deixou o jornal para dedicar-se exclusivamente à elaboração do seu segundo livro, Festa Infinita, que fala sobre as festas rave no Brasil.
Seu primeiro romance, 'Avesso', foi publicado em março de 2011 pela editora Global.
Atualmente é editor-chefe do programa Roda Viva, da TV Cultura e Repórter freelance na Revista Piauí.
Livro Cama de Cimento
É engraçado como a mendicância, embora nos rodeie de forma tão acintosa, seja muito pouco abordada. Parece que os meios de comunicação têm para com os moradores de rua a mesma reação da maioria das pessoas: finge que não vê, ignora, passa batido, "faz de conta que não existe".
Em vista dessa lacuna, somos levados a ver a questão de maneira preconceituosa ou sob a ótica das